Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
e-sports - 16/11/2020 às 18:23:13
VOCÊ JÁ CONHECE TODOS OS TIPOS DE E-SPORTS? CONFIRA ESTE TEXTO E DESCUBRA!
Atualmente, existem seis nomenclaturas principais: FPS, MOBA, Simuladores, Battle Royale, EVO e Cards. Saiba mais sobre cada uma dessas modalidades!

Por AMANDA SOUZA
BETIM, MG
FPS, MOBA, Simuladores, Battle Royale, EVO e Cards: conheça sobre os gêneros de e-sports (Foto: Reprodução/Internet)
Da mesma maneira como acontece no universo dos esportes tradicionais, os e-games também se dividem em várias modalidades. Talvez você já seja um fã de FPS, de Battle Royale ou de simuladores, mas será que você conhece todos os tipos de e-sports disponíveis?

MOBA, EVO, Cards… Todos os nomes citados até aqui correspondem às diferentes categorias de jogos de eletrônicos e têm características, estilos e jogabilidade muito particulares.

Neste artigo mostraremos tudo sobre os tipos de e-sports mais disputados atualmente! Aqui você também verá quais são as competições de e-sports mais importantes do mundo! Confira!

Tipos de e-sports: quantos dos 6 principais você conhece? 

Os gêneros de e-sports são uma espécie de classificação dos games de acordo com o estilo e o segmento: ação, aventura, luta, simulação... Atualmente, existem seis nomenclaturas principais: FPS, MOBA, Simuladores, Battle Royale, EVO e Cards.Saiba mais sobre cada uma dessas modalidades a seguir!

1. FPS: First Person Shooter

Pensou em jogos com armas e atiradores de mira afiada? Counter-Strike, Rainbow Six Siege e Call of Duty são alguns exemplos de games da modalidade FPS (First Person Shooter ou, em tradução livre, “tiro em primeira pessoa”).

O gênero consiste em jogos de ação nos quais o jogador controla o personagem a partir do próprio campo de visão. 

A boa notícia para os jogadores profissionais e para os aspirantes a pro player é que a modalidade paga bem e que a competição de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) ocupa o terceiro lugar no ranking de maiores premiações entre os e-sports.

2. MOBAs: Multiplayer Online Battle

Gênero mais popular entre os e-sports, o MOBA é caracterizado, principalmente, por misturar elementos de estratégia e ação. A base dos jogos são as disputas entre equipes por meio de um mapa simétrico: o objetivo é sempre destruir a base oponente. 

Os jogos mais conhecidos e praticados dessa modalidade são League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (DotA 2) e Starcraft.

3. Battle Royale

O Battle Royale é o tipo mais recente de e-Sports: ele se popularizou somente em 2017, com os lançamentos de jogos como PlayerUnknown's Battlegrounds e Fortnite. Este, inclusive, é o jogo de maior sucesso da modalidade e é, atualmente, o jogo mais lucrativo do mundo em 2019.

O gênero é o ideal para quem curte batalhas de sobrevivência e exploração. Se você é um destemido e ama e-sports, certamente gostará de entrar nas batalhas, buscar por equipamentos melhores e explorar os territórios a partir dos recursos do mapa. 

4. Evo: Fighting games

Fãs de artes marciais e lutas não poderiam ficar sem um e-sport para chamar de seu, concorda? Os fighting games — ou jogos de luta — são caracterizados pelas disputas dentro de um ringue com tempo cronometrado. Os grandes sucessos da categoria são Tekken, Mortal Kombat, Street Fighter, Marvel vs. Capcom e Dragon Ball.

5. Cards

As cartas também têm espaço no mundo dos e-Sports. Não tem muito a ver com os jogos de paciência do computador nem com as rodadas de buraco que a sua família sempre joga. 

O gênero é uma migração das disputas entre cartinhas de luta para o ambiente virtual. Os jogos exigem muitas estratégias no uso dos baralhos para lançar personagens poderosos e derrotar os oponentes. O jogo Heroes of Warcraft é um dos mais conhecidos e jogados da modalidade.

6. Simuladores

Futebol, basquete e futebol americano: os três esportes mais populares do mundo ganham versões nos e-sports com os simuladores. No futebol eletrônico, a bola entra em campo pelos games FIFA e PES. Eles possuem ligas, campeonatos, modo carreira e proporcionam disputas entre times reais, o que adiciona uma pitada de emoção ao gameplay! 

No futebol americano, o jogo de mais destaque é o Madden NFL. No basquete, por sua vez, o principal game é o NBA 2K.

As 3 competições de e-sports mais famosas do Brasil

Desde o início dos anos 2000, quando as primeiras competições de e-sports aconteceram na Coreia do Sul, os campeonatos eletrônicos vêm se multiplicando em todo o mundo. O Brasil não fica fora dessa. Atualmente, existem torneios de todas as modalidades e em diversos formatos.

Confira, a seguir, as competições de e-sports mais famosas e disputadas do país:

League of Legends World Championship

A Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, é também a responsável pelo League of Legends World Championship. A primeira edição foi realizada em 2011, na Suécia, e já alcançou a expressiva marca de 1,6 milhão de espectadores na transmissão da final do evento. 

Atualmente, esse número ultrapassa os 43 milhões, fazendo deste campeonato o mais famoso do mundo. O sucesso do evento garantiu até a criação de uma versão no Brasil, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o maior do país.

Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) 

Não há dúvidas do sucesso do Free Fire entre players do mundo inteiro, especialmente entre os brasileiros. Portanto, não faltaria uma competição para o game. A Liga Brasileira de Free Fire reúne as principais equipes especializadas no game no Brasil desde 2019.

A competição conta com equipes de gigantes do futebol brasileiro, como o Corinthians: o time é o atual campeão nacional de Free Fire e representante do Brasil no grande e aguardado Free Fire World Series.

Liga Nacional de Futebol Eletrônico (LNFE)

A lista não seria completa sem um campeonato do esporte mais popular do mundo, né? A competição brasileira consolidou o futebol eletrônico nos grandes torneios nacionais de e-sports e é a mais disputada da modalidade. 

As partidas são realizadas no game FIFA, em rodadas qualificatórias separadas pelo tipo de console (Playstation ou Xbox). Os gamers podem jogar em times individuais ou em equipes de até 4 jogadores. 

Neste post vimos as 6 principais modalidades de e-sports e os 3 principais campeonatos virtuais do país!
  
Gostou deste conteúdo? Fique ligado nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade ou atualização sobre e-sports, competições e premiações incríveis!   

publicidade