Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
e-sports - 15/10/2020 às 13:52:34
VOCÊ TEM TALENTO E QUER SE TORNAR UM PRO PLAYER? CONFIRA AS NOSSAS DICAS!
Acompanhe este post e veja o que é necessário para se tornar um jogador profissional de e-games!

Por AMANDA SOUZA
BETIM, MG
Pro players podem atuar em diversas áreas no e-games (Foto: Reprodução / Internet)
Foi-se o tempo em que jogar videogame era só diversão! Hoje em dia essa atividade pode se transformar em uma carreira profissional e extremamente lucrativa. Você gosta de e-games e e-sports mas não sabe como se tornar um pro player? Este post é pra você!

Como o cenário é muito concorrido, é preciso muita dedicação e estudo para consolidar-se na carreira. Mas fique tranquilo! Neste artigo nós traremos algumas dicas para mostrar alguns dos passos que você deve dar para trilhar o seu caminho nessa área!
Confira!

O que faz um pro player?

Antes de responder a essa pergunta, temos alguns números que você talvez goste de saber! Embora os gamers brasileiros já sejam 73 milhões de usuários só no mobile, o Brasil ainda é o 4° país no mundo em usuários de aplicativos de games

Segundo pesquisa do Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC, a tendência é que o mercado cresça em torno de 5,3% até 2022. Ou seja, ainda há muito espaço para crescimento na área dos e-games! 

Agora voltando à pergunta deste tópico, “pro player” é o nome que se dá ao jogador profissional de esportes eletrônicos. Assim como a carreira de um atleta, o pro player também deve ter uma rotina intensiva de treinos e estudo de estratégias, táticas e jogabilidade para melhorar a própria performance nas competições.  

Alguns jogadores profissionais assinam contratos, fecham patrocínios e entram em clubes ou ligas profissionais. Os pro players também participam de torneios online e costumam viajar para torneios presenciais em diversos países. 

Além disso, a carreira de pro player tem várias outras vertentes e possibilidades de criação de receitas: o pro player pode ganhar dinheiro produzindo conteúdo sobre jogos e equipamentos, lançamentos, novidades, competições e muito mais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que faz um pro player, vamos ao que interessa?

Como se tornar um pro player?

Um dos primeiros passos para evoluir de mero gamer para um pro player é saber em qual jogo você gostaria de se especializar. Tente escolher um preferido e, assim, você poderá aprofundar-se no universo daquele game para buscar ser um dos melhores.  Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais!

Estude bastante o jogo no qual você deseja ser pro

Sabe aquela famosa frase sobre a prática que leva à perfeição? Pois então! Com um pro player não poderia ser diferente: é preciso estudar, treinar, observar os melhores e colocar em ação no jogo tudo o que você aprendeu!

Fazer anotações sobre as suas próprias partidas, destacando os seus pontos fortes e fracos, por exemplo, também é uma excelente estratégia! Procure canais no YouTube e na Twitch que façam reviews do jogo e estude todas as táticas apresentadas. 

Você também pode se inspirar em partidas de outros pro players para entender o jogo a partir de outro ponto de vista. Por fim, leia fóruns e converse com amigos ou profissionais sobre as melhores táticas e estratégias para melhorar seu desempenho.

Faça streaming das suas partidas

Depois de aperfeiçoar ao máximo o seu gameplay, considere investir nas transmissões das suas partidas! Assim você poderá receber dicas dos seus espectadores — tanto em relação à sua estratégia de jogo quanto em relação ao seu adversário — para seguir crescendo.

Além disso, a transmissão é uma grande tendência e pode ser uma excelente jogada para alavancar seu nome entre os players mais promissores em determinado game. Muitos jogadores também conseguiram fazer das transmissões uma boa fonte de renda! Para saber como fazer transmissões no Facebook Gaming, no YouTube ou na Twitch, clique aqui!

Participe de competições avançadas

Anualmente, vários campeonatos promovem disputas entre amadores ou entre os profissionais. As chances de aprimorar seus talentos participando dessas competições pelo contato com atletas mais experientes que você são enormes.

Busque se destacar entre os competidores para marcar seu nome entre os primeiros colocados das competições das quais participa. Quem sabe você não será convidado a participar de um time profissional? Além disso, fique constantemente de olho nos calendários de seletivas para times pro e participe sempre que for possível!

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas redes sociais para ver novos conteúdos como este sobre o mundo dos games ao longo de toda a semana!