NOVA GAMING ESPORTS NOVA GAMING ESPORTS NOVA
Notícia - 02/12/2022 às 10:02:41
NOVA GAMING É LANÇADA E JÁ INOVA NA CONTRATAÇÃO DE JOGADORES PROFISSIONAIS
A empresa, recém criada, definiu suas equipes de Esports após contratação de integrantes com regime CLT.

Por ALINE BORGES DA SILVA
IBIÚNA, SP
Live de apresentação (Foto: Comunicação NOVA Gaming)

NOVA Gaming é lançada e já inova na contratação de jogadores profissionais

A empresa, recém criada, definiu suas equipes de Esports após contratação de integrantes com regime CLT. O processo de recrutamento de jogadores passou por seletivas e avaliação de uma comissão especializada.  Além de jogadores da equipe profissional, o Time irá contar com uma linha Academy para formação de jogadores. A equipe já obteve seu primeiro título, ao sagrar-se campeã da Liga AUGE. 


O esporte eletrônico brasileiro ganha uma nova equipe profissional de Esports em novembro, a NOVA Gaming que já nasceu profissional, porque antes mesmo de ser lançada na sua primeira modalidade, o FreeFire, contratou profissionalmente os seus gamers após realizar um processo de seleção de jogadores do time, com competições seletivas e avaliações de uma comissão técnica própria também profissional, transformando desta maneira a forma de contratação de jogadores e criando uma base de análise que foca na profissionalização do setor no país.

A NOVA Gaming é uma empresa com um grande diferencial no mercado dos esportes eletrônicos já que utiliza de tecnologias para gestão das suas próprias competições e eventos, além da construção da sua base de dados de gamers própria para manter constante a análise do mercado. Em pouco tempo, a NOVA Gaming já possui uma base de dados de mais de 15 mil jogadores de FreeFire, o que dá uma segurança maior na avaliação técnica e comportamental dos jogadores. “diferentemente de muitas equipes do mercado, começa com contratos em regime de Carteira Assinada (CLT), para, desta forma, transformar aos seus integrantes em profissionais. Nossos “Pró-players são realmente profissionais de carteira e contrato assinados, assim como toda a comissão técnica e equipe de suporte”, explica Pedro Galo, coordenador Técnico da NOVA.

A Equipe de FreeFire surge de linha de players chamada de Academy, uma organização que permite a formação paralela de jogadores, que “funciona como categoria de base, onde vamos prospectar talentos, ensinar metodologias e treinar futuros jogadores profissionais. No Academy teremos treinos realizados com futuros jogadores que terão treinadores e serão acompanhados no seu processo de desenvolvimento esportivo e, futuramente, profissional. A equipe da linha Academy, também “ajudará a manter a disputa por espaço na equipe profissional sempre acirrada, uma vez que a linha principal de atletas vai precisar estar sempre em alto rendimento durante a concorrência interna que é sadia,” explica Nicolas Moraes, auxiliar técnico responsável pela linha Academy.

A primeira formação da NOVA Gaming foi definida por várias seletivas onde foram escolhidos e contratados os jogadores. “Começamos com nova uma forma de contratação, mas também de escolha. Uma forma mais democrática e justa de contratar jogadores. Nós fizemos várias seletivas e os melhores jogadores foram convidados a formar parte do Time”, explicou Matheus Gomes, auxiliar Técnico e Narrador da NOVA Gaming

Outro dos diferenciais da NOVA Gaming é a sua governança, por isso “a forma de contratação é com carteira assinada, plano de saúde e vários outros benefícios. Essa mudança de oferecer carteira assinada no mercado, se junta a uma nova metodologia, uma nova forma de fazer e viver o esporte eletrônico. Sempre alinhado com a família dos jogadores que ainda não atingiram a idade adulta. Ser Gamer é um lifestyle, mas não queremos que a profissionalização da atividade torne o trabalho chato, pelo contrário, estamos realizando sonhos”, comentou Alexandra Ribeiro, Coordenadora de Operações da equipe.

Nesse contexto, o Academy é essencial porque “começamos com Pro-players e de forma conjunta, estamos ensinando outros jogadores a serem profissionais. Cuidando da vida dos jovens que querem ser profissionais, e ensinando-os a sê-lo de fato e de direito”.

No início o foco da equipe estará no FreeFire e FIFA, mas no radar estão outros jogos como Valorant, Counter Strike, League of Legend etc. A NOVA Gaming nasce com dois patrocínios máster: SporTI e Futura Produções. Para a Futura Produções será a primeira vez nos Esports. Alexandre Zarich, CEO da empresa, afirma que, “a parceria é promissora para a empresa que tem operação focada nas tecnologias de streaming que é a principal forma de entrega de conteúdo do universo gamer. O patrocínio faz parte da nova estratégia de expansão da Futura”.

Já para a SporTI, que desenvolve tecnologia para gestão e marketing esportivo no mercado gamer desde 2018, “patrocinar uma equipe profissional de Esports além de ser bastante divertido é também uma forma de maior aprendizado e melhoria constante dos produtos da empresa, porque passamos a estar dentro da sala do público dos nossos, o que acelera muito a evolução da maturidade e a experiência de usuário final,” comentou Cristian Gomes, CEO da SporTI.

História da Nova Gaming

Nascida em 2022, a NOVA  Gaming tem tido um ano muito promissor, já que as participações em torneios têm deixado claro que, primeiro, o processo de seleção dos jogadores e, logo, os treinos, são a base de bons resultados esportivos.

Entre as competições disputadas, destaque para:

Liga RCS, torneio com  36 times, a NOVA Gaming se classificou entre os 18 para jogar a semifinal, passou de fase e entre os 12 classificados, foi para a final, ficando em 5 lugar. O jogador da NOVA Gaming, ONE foi MVP da final com 15 abates. 

Liga LDR modo 4x4, realizada no modelo mata a mata, a equipe alcançou as quartas de final.

Liga AUGE, das 36 equipes que começaram o torneio, a NOVA Gaming avançou como uma das 12 melhores para a disputar a final, onde se sagrou Campeã. Primeiro título da equipe.