Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
Notícia - 20/04/2023 às 14:27:50
OLIMPÍADAS DE E-SPORTS ORGANIZADA PELO COMITÊ INTERNACIONAL OLÍMPICO?
Saiba como será o Olympics Esports Series que acontecerá em Singapura este ano

Por ALINE BORGES DA SILVA
IBIÚNA, SP
Olympics Esports Series (Foto: Comunicação SporTI)

Jogos famosos como Just Dance e Gran Turismo estão entre as modalidades que serão disputadas.


Os e-Sports se tornaram tão populares que, apesar de não serem considerados oficialmente como esportes pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), ganharam uma Olimpíadas para chamar de sua.


Após o evento teste e demonstrativo que aconteceu durante as Olimpíadas de Tokyo 2022, foi anunciado pela entidade que a competição presencial acontecerá entre 22 e 25 de junho e terá Singapura como país sede. Idealizado em conjunto com as federações internacionais, ficou decidido que apenas jogos que simulam esportes tradicionais ou que envolvem atividades físicas farão parte do evento.


Modalidades


Se você pensou que iria assistir jogadores da Furia, Loud, Keyd ou Pain disputando os mundialmente conhecidos CS:GO, League of Legends, DotA e Free Fire, você se enganou. O Comitê Olímpico Internacional é incisivo em afirmar que apenas jogos que reflitam os valores olímpicos farão parte do calendário, assim aproximando-se o máximo possível dos esportes tradicionais.


Para grande parte do público, inclusive da comunidade gamer, a maioria dos jogos são desconhecidos. Um dos games selecionados foi a franquia de automobilismo que já existe a mais de vinte cinco anos e possui uma legião de fãs ao redor do mundo, o Gran Turismo. Outro jogo confirmado é o Just Dance, que apesar do sucesso, está fora dos grandes circuitos de e-Sports assim como o anteriormente citado.


Conheça as nove modalidades escolhidas para o Olympics Esports Series:


Gran Turismo - Automobilismo

Just Dance - Dança

Tennis Clash - Tênis

WBSC eBASEBALL: POWER PROS - Beisebol

Tic Tac Bow - Tiro com arco

Virtual Taekwondo - Taekwondo

Virtual Regatta - Vela

Zwift - Ciclismo

Chess.com - Xadrez


Não está descartado que outros games sejam incluídos nas próximas edições organizadas pela entidade, porém dificilmente veremos jogos que fujam do formato de simuladores de esportes ou atividades físicas reais.


Singapura 2023


A moderníssima Singapura não foi escolhida para sediar o Olympics Esports Series atoa, o país asiatico é referência quando o assunto é tecnologia e inovação. A partir de iniciativas do governo local, com investimentos em pesquisa e até isenção fiscal, ficou mundialmente conhecido por ser um grande centro de negócios e desenvolvimento da indústria de tecnologia.


Desde o início de março, jogadores de todo o mundo estão disputando qualificatórias para garantir vaga neste mega evento que contará com uma programação recheada de exposições tecnológicas, shows, palestras e muito mais. Os jogos serão do dia 22 à 25 de junho e serão transmitidos globalmente pelo canal oficial olímpico, o Olympics.com.


Participação brasileira


De acordo com Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro em entrevista para a Folha de São Paulo, a entidade não participará diretamente do torneio, apesar de apoiá-lo.


Segundo o representante máximo do COB, apesar de reconhecer a força e representatividade dos jogos eletrônicos, o mesmo acredita que as Olimpíadas tradicionais e o Olympics Esports Series vão seguir sendo realizadas separadamente.


O mandatário confirmou que apesar disto, seguirá as diretrizes do Comitê Olímpico Internacional e que se o mesmo assim decidir, irá segui-lo e montar uma delegação brasileira para disputar.


E você, o que acha das Olympics Esports Series? Acha que os esportes eletrônicos devem fazer parte do calendário olímpico oficial? A única certeza que podemos ter é que os e-Sports chegaram para ficar e que com ou sem olímpiadas, a tendência é continuar crescendo em número de jogadores, público e investimento.


Por aqui na SporTI entendemos que os esportes eletrônicos já fazem parte do cotidiano de grande parte da população, e é pensando nisso que continuamos desenvolvendo e buscando soluções completas e inovadoras para promoção de eventos e competições de e-Sports.


Se você tem curiosidade de conhecer um pouco mais de como estamos fazendo isso, conheça nossa solução SporTI eSports.


https://sporti.com.br/esports.html