Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
Notícia - 05/07/2022 às 11:05:45
CHEGA AO FIM SEGUNDA EDIÇÃO DO SÃO PAULO JOGOS DE E-SPORTS
Torneio é a maior competição estudantil de jogos eletrônicos do estado de São Paulo

Por ALFREDO BIANCHI
RECIFE, PE
Final no Ginásio Ibirapuera (Foto: Divulgação SporTI)

Realizado no Ginásio Ibirapuera, a final do São Paulo Jogos de E-Sports aconteceu neste último domingo (26). A competição exclusiva para estudantes do ensino básico e superior das redes pública e privada do estado de São Paulo, é considerada a maior competição estudantil de jogos eletrônicos do estado. Os vencedores foram conhecidos após as etapas qualificatórias que aconteceram de forma online e presencial, e ganharam premiações como headsets gamer, celulares, controles de videogame, mouses, visitas na Gaming House do Corinthians Free Fire e muito mais. 


Após a primeira edição, que ocorreu no início de 2021 de maneira totalmente remota, desta vez SPJE veio com um formato híbrido. Na etapa online, foram seis qualificatórias para Free Fire, uma para Fifa e uma para Rainbow Six Siege, onde os vencedores de cada qualificatória se classificaram para a final. Just Dance foi a única modalidade em que não houve competição online. 


Para as presenciais foram escolhidas cinco sedes, todas realizadas aos finais de semana, com programações para o sábado e domingo. A primeira, na cidade de Sorocaba, interior do estado, e as outras na Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital paulista. Já nas presenciais, os estudantes tiveram contato com casters, ambiente e estrutura similares a de grandes competições profissionais de e-sports.


O torneio, que teve sua inscrição totalmente gratuita, ofereceu de maneira democrática aos estudantes a possibilidade de desenvolverem suas habilidades, talentos e projetarem uma carreira numa prática cada vez mais comum. Os jogos eletrônicos podem e devem sim ser levados a sério e servir de atividades extracurriculares ajudando no desenvolvimento e inclusão social para jovens de todo o Brasil.


O torneio foi apresentado pelo Banco do Brasil, com realização da FUNDABOM (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros), organização da Nomad, apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo e tecnologia SporTI.