Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
Notícia - 16/02/2022 às 12:03:08
O QUE ESPERAR DOS ESPORTES ELETRÔNICOS PARA 2022 ?
Saiba quais são os principais campeonatos de esportes eletrônicos de 2022!

Por ALINE BORGES DA SILVA
IBIÚNA, SP
Fique por dentro do que que vai rolar nos esportes eletrônicos (Foto: Reprodução/Internet)

A cada ano que passa os esportes eletrônicos (eSports) crescem cada vez mais. Em 2019, a Copa do Mundo de League of Legends (LOL) registrou 99,6 milhões de pessoas assistindo a uma partida. No mesmo ano, foi registrado que 450 milhões de pessoas assistiram a campeonatos de jogos eletrônicos em todo o Globo.

Segundo a Newzoo, o Brasil tem o terceiro maior público de eSports do mundo, com 7,6 milhões de brasileiros assistindo a conteúdo profissional mais de uma vez por mês.


Nos últimos dois anos esse crescimento foi potencializado pela pandemia. E em 2022 os esportes eletrônicos prometem estar com tudo novamente, principalmente pela volta do público nas arquibancadas.   

Se você quer estar por dentro do que vai rolar nos esportes eletrônicos em 2022, então venha com a gente.  


Principais competições oficiais em 2022: 

  • Liga Brasileira de Free Fire - A primeira edição da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) de 2022 começa em 5 de fevereiro e tem a final marcada para dia 16 de abril. 

  • Campeonato Brasileiro de League of Legends - O CBLOL, como é conhecido, começará dia 22 de janeiro, e esse ano voltará a ser disputado presencialmente, em um estúdio em São Paulo, com a presença de torcida. 

  • Valorant - O circuito de competições de Valorant no Brasil começará em 12 de janeiro. O Valorant Masters, o campeonato internacional, será realizado em abril e julho. Já o Valorant Champions, o campeonato mundial da modalidade, está marcado para setembro. 

  • VCT Game Changers - O VCT Game Changers, série de campeonatos de Valorant para mulheres, será realizado novamente em 2022 e com campeonatos no Brasil. Ao término da temporada, haverá o campeonato mundial feminino.  

  • Wild Tour Brasil - O Wild Tour Brasil, o circuito de competições de Wild Rift, o League of Legends para celular, também já teve as primeiras informações sobre a temporada de 2022 anunciadas. O campeonato principal será realizado presencialmente, no estúdio da Riot Games em São Paulo.

  • CS:GO - Principais torneios internacionais de CS:GO já foram anunciados, são eles: Funspark ULTI 2021: 18 a 24 de janeiro / ESL Challenger League S40: América do Norte: 18 de janeiro a 3 de abril / IEM Katowice 2022: 15 a 27 de fevereiro / Elisa Invitational Winter 2021: 3 a 5 de março / ESL Pro League Season 15: 9 de março a 10 de abril / LAN Sweet LAN: abril / IEM Dallas 2022: 31 de maio a 5 de junho / ESL Pro League Conference Season 16: 14 a 19 de junho / ESL Challenger Valencia 2022: 1º a 3 de julho / IEM Cologne 2022: 5 a 17 de julho / ESL Pro League Season 16: 31 de agosto a 2 de outubro / ESL Challenger Melbourne 2022: 2 a 4 de setembro / ESL Challenger Rotterdam 2022: 14 a 19 de outubro / ESL Pro League Conference Season 17: 22 a 27 de novembro / IEM China 2022: 6 a 11 de dezembro.

  • Rainbow Six - Os campeonatos de Rainbow Six no Brasil ainda não foram anunciados, mas a temporada internacional de 2022 começará com o Six Invitational 2022. O Six Invitational 2022 será realizado de 8 a 20 de fevereiro, em Montreal, no Canadá, com 20 equipes participantes. 

  • Jogos Olímpicos Asiáticos de 2022 - O jogos Olímpicos Asiáticos acontecerão entre os dias 10 e 15 de Setembro, e pela primeira vez os jogos eletrônicos farão parte do evento, foram escolhidos oito games para integrar os Jogos, são eles: Arena of Valor - versão asiática / Dota 2 / Dream Three Kingdoms 2 / EA SPORTS FIFA / Hearthstone / League of Legends / PUBG Mobile - versão asiática / Street Fighter V.

E ainda terão dois games de demonstração: AESF Robot Masters-Powered by Migu / AESF VR Sports-Powered by Migu

  • FIFA Global Series - Também conhecido como FGS, terá várias competições neste ano, sendo elas: Team of The Season Cup disputado de 29 de abril a 1º de maio / Mata-mata 1X1 disputado entre 1 e 3 de julho / FIFAe Nations Cup / FIFAe Club World Cup / FIFAe World Cup ainda sem data. 

 

Games mais jogados 

  • Free Fire 

  • Dota 2 

  • Fortnite

  • PUBG

  • League of Legends

  • Minecraft

  • Roblox

  • eFootball 2022

  • FIFA 22


A crescente dos jogos eletrônicos faz com que diversas organizações se mobilizem para realizar competições. Entre elas, muitas Secretarias Municipais relacionadas ao esporte que, em 2021, obtiveram sucesso com a realização dos torneios eletrônicos realizados totalmente on-line. 

As Secretarias Estaduais também visam competições de jogos eletrônicos, o São Paulo Jogos de Esports está marcado para ser realizado em março com inscrição gratuita, a competição é destinada para estudantes do estado de São Paulo, do ensino fundamental ao ensino superior, de instituições de ensino públicas e privadas. Em 2022, o Just Dance e o Skydome passam a fazer parte do torneio, juntamente com o Free Fire e o FIFA, o governo paulista quer realizar o torneio online com final presencial, em estádio de futebol.  

 

Certamente em 2022 a tendência é que mais secretarias municipais organizem competições de games. E você, deseja que na sua cidade também tenha um torneio de jogos eletrônicos? Então mande uma mensagem que nós vamos te ajudar. 

SAIBA MAIS