Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
FIFA - 28/02/2019 às 00:49:58
FIFA 19: BRASIL ESTÁ FORA DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO DO GAME DE FUTEBOL
Organizadora da FIFA eNations Cup, Fifa garante ausência do país na edição inaugural do torneio. Dezesseis nações serão convidadas pela entidade para disputa do campeonato, em abril

Por FLAVIO SALIBA
BELO HORIZONTE, MG
Ebinho e Fifilza defendendo o Wolverhampton na FIFA eClub World Cup 2019, o Mundial de Clubes de FIFA 19 (Foto: Divulgação / Wolverhampton)
Pentacampeão mundial, o Brasil esteve presente em todas as 21 edições da Copa do Mundo disputadas desde 1930, mas estará fora da primeira FIFA eNations Cup, a Copa do Mundo de FIFA 19. Entidade máxima do futebol e organizadora do campeonato, a Fifa afirmou, ao e-SporTV, que o país não será um dos 16 convidados para a disputa. Segundo a entidade, serão chamados "16 dos países mais avançados no FIFA". O torneio será realizado nos dias 13 e 14 de abril, em local ainda a ser divulgado.

- Podemos confirmar que o Brasil não será um dos países competindo na primeira FIFA eNations Cup. Como primeiro ano de competição e ainda incluída na temporada do FIFA 19, a Fifa tomou a decisão de convidar 16 dos países mais avançados no FIFA para participar da edição inaugural. Para frente, a Fifa vai continuar a trabalhar com as associações-membros para crescer e desenvolver o FIFA nos seus respectivos países, assim como explorar alternativas para associações-membros se classificarem para futuras edições da FIFA eNations Cup - declarou a Fifa por meio de porta-voz.

As chances de o Brasil participar da FIFA eNations Cup já eram mínimas. De acordo com o anúncio oficial da competição, feito na última terça-feira, cabe a cada associação-membro da Fifa convidada definir os representantes para o torneio, podendo até realizar uma seletiva ou campeonato nacional para isso. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pelo gerenciamento do futebol brasileiro, tem parceria com a Konami, desenvolvedora do PES 2019 e concorrente da EA Sports, empresa à frente do FIFA 19. Diante da parceria, os 20 clubes da Sério A do Campeonato Brasileiro aparecem com uniformes e escudos licenciados no PES 2019. E o e-Brasileirão, competição de eSports oficial da CBF, é disputado no Pro Evolution Soccer.

Outras confederações promovem competições de FIFA e até possuem "seleções nacionais" do game. Exemplos são a França, a Bélgica e a Noruega (que também tem uma seleção de PES). A EA Sports também tem parceria com ligas de futebol ao redor do mundo, que têm os próprios campeonatos de FIFA, como ePremier League (Inglaterra), a Virtual La Liga (Espanha), a Virtual Bundesliga (Alemanha), a eLigue 1 (França), a eDivisie (Holanda) e a eMLS (Estados Unidos).

O Brasil tem histórico positivo no simulador da EA Sports. O carioca Thiago Carriço foi o primeiro campeão mundial de FIFA, em 2004. O Rio de Janeiro foi sede do Mundial de FIFA 14 em 2014, mesmo ano em que o Brasil voltou a sediar a Copa do Mundo.

O Brasil também conta com seis nomes representando clubes e organizações de eSports criadas por lendas do futebol internacional: Rafael "Rafifa" (Paris Saint-Germain)Pedro Resende (M10, do meia alemão Özil)Henrique "Zezinho23" (Team Gullit, do ex-jogador Ruud Gullit)Victor "Tore" (Ajax) e Flávio "Fifilza" e Ébio "Ebinho" (Wolverhampton ambos). Resende, Tore, Fifilza e Ebinho, inclusive, atualmente estão entre os 16 melhores de cada console (PS4 e Xbox One) no FIFA Global Series Rankings, o ranking de classificação para a FIFA eWorld Cup, o Mundial de FIFA 19.

Na história da FIFA eClub World Cup, o Mundial de Clubes de FIFA e torneio igualmente organizado pela Fifa, o Brasil também não esteve representado por nenhum time na primeira edição, em 2017. Já nos anos seguintes, o país participou das disputas com o Arte Virtual em 2018 e com Fifilza e Ebinho defendendo o Wolverhampton em 2019. Ambos chegaram até as quartas de final.


FONTE: sportv.globo.com