Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
Notícia - 18/07/2018 às 05:30:16
SPORTI, AWD E FCJ SE UNEM EM PROL DO FUTEBOL DIGITAL
As startups mineiras se unem à agência de fomento de esportes eletrônicos para fortalecer o mundo digital, dando suporte à futuras competições

Por CRISTIAN DA SPORTI
BELO HORIZONTE, MG
Reforço nos e-Sports: SporTI, AWD e FCJ se unem em prol do futebol digital (Foto: Divulgação SporTI)
Por quantas vezes alguém te sugeriu fazer um esporte? Realizar uma atividade é algo recomendado por vários motivos e, a cada dia que passa, nos tornamos atletas - mesmo na frente do PC ou do videogame que você tanto gosta.

Os e-Sports estão ganhando seu espaço no mercado, aumentando o alcance entre os futuros atletas, ampliando a visibilidade dos torneios e conquistando o coração de torcedores no mundo inteiro. Pensando nesse crescimento, a SporTI e a AWD se juntaram para potencializar o esporte digital em todo o Brasil.

A startup mineira SporTI tem a experiência em gestão de competições e negócios no esporte, principalmente no futebol. Além da Confederação Brasileira de Futebol 7, são mais de 1500 organizações esportivas que utilizam a Plataforma SporTI para o gerenciamento de torneios pelo país.

Idealizada em 2017 e efetivamente aberta em 2018, a AWD e-Sports, que se define como uma empresa de eternos gamers, é responsável por agenciar dois atletas (um de FIFA e um de PES), representa uma das maiores equipes de DOTA 2 do país e faz o treinamento dos jogadores em seu gaming office. Com a experiência da SporTI e o know-how da AWD, o esporte digital só tem a ganhar. Quem fala isso é Flavio Saliba, um dos fundadores da AWD e-Sports.

“Muito mais do que uma ferramenta de gestão de competições, a parceria traz a gestão da modalidade esportiva, o que hoje não existe”, diz. “Abrangendo federações, ligas, atletas e equipes, o software trará facilidade e profissionalismo a todos que a utilizam”. Dessa junção surgirá a e-SporTI, que dará suporte aos torneios de futebol virtual, onde a AWD será a CEO da nova startup. A FCJ, venture builder instalada em Belo Horizonte, vai coordenar as ações de marketing do novo negócio.

Dois campeonatos já estão prontos para acontecer. A Copa do Brasil de PES será realizada a partir de agosto, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV). A final será disputada em setembro no Museu do Futebol, em São Paulo, além de iniciar o Campeonato Brasileiro da modalidade. A e-SporTI está pronta para oferecer à CBFDV e demais federações o mesmo suporte já oferecido no futebol 7.

Ainda há dúvidas se os e-Sports são práticas esportivas? Não para o Flavio. “O esporte eletrônico é um esporte da mente. Para o pleno funcionamento da cabeça, o corpo precisa estar preparado para os desafios diários e para a rotina de treinos e competições, que não são leves como alguns podem ainda imaginar.“. Uma coisa é certa: os e-Sports são esportes e a nova startup está pronta para impulsionar os novos atletas!