Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
Notícia - 18/07/2018 às 14:12:00
CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL VIRTUAL REPRESENTA FERROVIÁRIA NA ESPANHA
Atleta mineiro disputa o título do Pro Evolution Soccer (PES).

Por FLAVIO SALIBA
BELO HORIZONTE, MG
Atleta da Ferroviária, Henrykinho disputará Campeonato Mundial de PES 2018 na Espanha (Foto: (Foto: DIvulgação))
Atual campeão brasileiro do jogo de futebol virtual Pro Evolution Soccer (PES), Henrique Mesquita representa a Ferroviária de Araraquara (SP) no Campeonato Mundial de PES 2018 que será disputado na Espanha. O jovem de 17 anos embarca nesta quarta-feira (18) para Barcelona.

Conhecido no clube como Henrykinho, o e-atleta disputará pela primeira vez o mundial contra outros sete participantes na competição que ocorre no sábado (21).

Henrykinho garantiu vaga para o mundial na última seletiva realizada em Berlim, na Alemanha. “Eu sei que o nível lá é muito difícil, mas eu vou para ganhar. Tenho treinado bastante e o objetivo é trazer o bicampeonato mundial para o Brasil”, afirmou o gamer.

O Brasil já tem um titulo na competição. Em 2017, Guilherme Fonseca, o "GuiFera", foi o primeiro campeão mundial de PES.

Premiação

O prêmio para o vencedor do campeonato será de 36 mil dólares, cerca de R$ 139 mil. Na sexta-feira (20), serão sorteados dois grupos com quatro participantes. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais.

“No campeonato estarão os melhores jogadores do mundo, estão será muito difícil não só para mim como para todos. Acredito que é preciso ter tranquilidade na primeira partida”, disse Henrykinho.

Vencedor dos campeonatos Brasileiro 2017, E-Brasileiro 2017, e vice no Brasileiro 2016, o atleta da locomotiva disse joga desde 2012 e treina todos os dias.

“Eu estudo de manhã e treino à tarde, mais ou menos duas horas. Quando tem campeonato, treino um pouco mais, de três a quatro horas. Eu treino jogando online, pois tem melhores adversários e jogo com amigos.”

O e-atleta, que é natural de Minas Gerais, se apresentou ao clube de Araraquara em abril deste ano e disse que se surpreendeu com a estrutura do time.

Estudante do terceiro ano do ensino médio, Henrykinho contou que no futuro pretende trabalhar em uma área diferente do mundo profissional dos vídeogames.

“Quando eu comecei, não tinha nenhum jogador profissional, mas hoje em dia tem alguns jogadores contratados por clubes e a tendência é isso aumentar. No ano que vem, pretendo fazer jornalismo, sempre gostei de ver esporte e é um sonho para mim”, contou o atleta da locomotiva.

FONTE: g1.globo.com