Plataforma e-SporTI Plataforma e-SporTI e-SporTI
FIFA - 19/11/2018 às 21:01:07
POR QUE A ATUAL VICE-CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO NÃO ESTÁ EM FIFA 19?
Os jogadores croatas aparecem em seus clubes, mas o selecionado em si, não.

Por FLAVIO SALIBA
BELO HORIZONTE, MG
A seleção croata na expansão da Copa em FIFA 18 (Foto: Reprodução)
Na lista de seleções nacionais presentes em FIFA 19, há uma lacuna importante: o time da Croácia, atual vice-campeão da Copa do Mundo, não está presente. Mesmo com uma grande campanha (perdeu a final para França por 4 a 2) e sendo berço de nomes importantes do futebol atual, como o melhor do mundo segundo a FIFA, Luka Modri?, além de Ivan Rakiti? e Mario Mandžuki?, a seleção não é uma opção. Os jogadores croatas aparecem em seus clubes, mas o selecionado em si, não.

Qual o motivo para a ausência? Dinheiro. A Federação Croata de Futebol e a EA Sports não possuem um acordo para o uso de licença no game da vice-campeão mundial. Este fato acontece desde FIFA 12, exceto pelo jogo oficial da Copa do Mundo de 2014 e a expansão de 2018 do mundial. A participação da equipe nestes dois casos se deve a um acordo diferente, feito pela EA a FIFA, organizadora do evento.

Em entrevista ao site Eurogamer, Tomislav Pacak, representante da federação confirma que "a Croácia não está em FIFA 19 porque a Federação e a EA não chegaram a um acordo satisfatório para ambas as partes. Continuaremos a proteger o valor e imagem da vencedora de uma medalha de prata na Copa do Mundo, o melhor jogador do mundo em 2018 e nossos jogadores. A FCF espera que a EA também escute os jogadores de FIFA 19 e respeite o seu desejo de ter a Croácia no jogo".

A EA não se manifestou sobre o assunto.

Para se ter uma ideia, em 2012, segundo um jornal croata, a EA teria oferecido 100 mil euros pelo direito de ter o país em FIFA, oferta recusada na época por Davor Šuker, presidente da Federação Croata de Futebol. O ex-jogador, artilheiro da Copa do Mundo de 1998, ainda está no cargo e mantem a posição de recusa.